Beto na Austrália

21.10.07

ARRUMANDO EMPREGO

Alguem me mandou um email faz algumas semanas, perguntando como arrumar emprego por aqui. Eu dei reply dizendo que responderia depois, mas nao respondi mais. Desculpe...

Arrumar emprego na Australia eh facil demais. Se voce nao quiser trabalhar, nao procure. Aqui funciona o lance de “quem procura acha”.

Quando chegamos aqui como estudante e queremos (ou melhor, precisamos) trabalhar, a 1ª coisa que devemos fazer, eh pedir o numero do tax, que eh como se fosse um CPF. Depois precisamos mudar o visto, pra um que de permissao de trabalho.
Essa work permission custa 60 dolares e seu visto continua sendo o student visa.

Feito isso, o ideal eh fazer um resume (curriculo). Vale mentir dizendo que ja trabalhou arrumando cama em hotel no Brasil, limpou muito chao e privada na vida e outros atributos mais.

O esquema eh ir de porta em porta entregando os resumes, e aguardar. Comigo ja acontece de eu entrar num restaurante e falar com o manager. Dei meu curriculo e sai... Fui ao restaurante vizinho na sequencia e o cara anterior me ligou falando que tinha trabalho pra mim.

“Voce pode comecar hoje?”

Ate assustei na hora.

Outra maneira bacana, eh preencher cadastro em agencias de emprego. Normalmente eles arrumam trabalho casual, ou seja, nao eh fixo. Cada dia te mandam pra um lugar diferente. Eh bacana porque sempre varia o ambiente. Trabalho por uma agencia como fixo, mas ate semana passada pegava outros trabalhos casuais atraves de outras agencias.

Mas talvez a maneira mais facil de conseguir emprego aqui, seja atraves de indicacao.

Como a rotatividade de pessoas entrando e saindo da Australia eh absurda, sempre tem alguem indo embora. A “carreira” de um dish-washer (lavador de prato) no mesmo restaurante, por exemplo, eh curta. Quando dura 3 meses eh muito tempo. Por isso, o ideal eh fazer amizades com o maximo de pessoas que voce puder. Sempre alguem acaba passando emprego pra voce.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial


Brisbane

 

Numeros