Beto na Austrália

8.11.06

07/11/06
Na semana passada tinham me falado de um tal de Melbourne Cup, corrida de cavalo que acontece todo ano aqui na Australia. Pra mim seria uma corrida normal, como qualquer outra. Mas hoje vi que eu estava completamente enganado...
O pais para por causa desse evento que acontece toda primeira 3a-feira de novembro, desde 1861. Os aussies hoje falavam apenas disso. Na televisao, todos canais com o mesmo assunto, nas radios tambem. O pais fica igual ao Brasil numa estreia na Copa do Mundo. Ninguem nas ruas, comercio fechado durante a corrida, todo mundo falando apenas sobre o Melbourne Cup.
Assisti na escola mesmo, fiz minha aposta no cavalo 22, paguei 1 dolar. Se ele ganhasse, eu receberia acho que 14 doletas. Se ele fosse o ultimo, eu receberia meu valor da aposta de volta.
A corrida comecou, os professores, que nao perdem nunca essa corrida, nao piscavam, com os olhos pregados na tv. Sao 27 cavalos, num "Jockey Clube" tao lotado quanto uma final entre Flamengo e Corinthians no Maracana.E foi dada a largada...Nao acreditei quando terminou: em 3 minutos termina a corrida, e pronto!Isso movimenta total o comercio por aqui, pessoas ganham milhoes por causa de apenas 3 minutos!!!O pessoal coloca chapeus bizarros em todo dia de Melbourne Cup, mas isso nao pude presenciar aqui em Cairns, ja que estou longe de Melbourne. Entao a galera nao fica taaaaao no clima a ponto de passar o dia usando chapeu colorido e todo enfeitado.
Acabei de ver na televisao a concentracao do pessoal antes do inicio da corrida. Parecia um encontro de sosias de Clovis Bornay (eh esse nome?). Todo mundo com chapeu, um querendo chamar mais a atencao que o outro.
Nunca imaginei que dessem tanta importancia pra isso por aqui. Pra mim, cricket ou rugby eram os esportes mais importantes, mas o Melbourne Cup ja faz parte da cultura australiana.
E pra concluir esse capitulo: adivinhe a nacionalidade do jockey campeao...
Sim, japones!

Depois fui procurar sharehouse, casa pra morar depois que eu sair aqui da casa da Gaille. Paguei pra ficar ate o dia 19. Homestay acaba ficando bem mais caro, por isso sairei daqui, embora o conforto seja classe A. Por enquanto vi uma so, e segundo a corretora que me levou ate la, tem uns brasileiros que moram nessa casa. Pelo menos na hora que fomos nao vi nenhum brasuca, apenas um japa (claro!) e umas 2 ou 3 pessoas que deviam ser europeias. A casa eh bacana, com piscina e churrasqueira (aqui em Cairns quase toda casa tem disso), toda mobiliada, com DVD, video, TV grande, geladeira, fogao, microondas, etc. Nessa semana verei certinho que farei, ja que falei pra Gaille que ate a proxima 6a eu decido se continuo aqui ou nao.
Alias, meu maior medo antes de vir seria esse lance de ficar na casa de quem eu nunca tinha visto nem foto. Mas foi tranquilo demais, felizmente. Fico 'a vontade pra tudo, abro a geladeira quando quero, ligo e desligo a tv, som, chego na hora que quero e tenho minha privacidade.
Ah, conheci cangurus. Fiz um video e colocarei na net assim que der, ai colocarei o endereco aqui.
Fui prum zoologico, de onibus. No meio do caminho o Cassio (um amigo de Jacarei e que mora em Brisbane, aqui na Australia) me ligou, ficamos conversando e quando desliguei, vi que tinha passado da entrada do zoologico, e ja estava meio longe. Entao na proxima parada eu desci, pra procurar um outro onibus que voltasse pelo mesmo caminho. Quando fui ver, eu estava num lugar paradisiaco. E pensei: "ja que estou aqui, vou aproveitar pra conhecer". Pra mim era uma outra cidade, mas nao, depois fui saber que Palm Cove eh uma praia aqui de Cairns. A praia eh linda, sensacional. Completamente limpa, sem aqueles caicaras malacos que encontramos no Rio ou no litoral paulista, nenhum saquinho de biscoito ou salgadinho jogado nas ruas, sem playboys que passam com som ligado tocando funk, enfim. Demais! Valeu a pena ter perdido a entrada do Zoologico!!! Tirei varias fotos de la, inclusive de um hotel que tem na frente da praia, que eh coisa de cinema.
Nem tudo eh perfeito...
O problema de Palm Cove, pelo menos nessa epoca, eh que a area liberada pra banho e' minuscula, ja que acontecem ataques de tubaroes e crocodilos com bastante frequencia. Mas apreciar aquela paisagem vale mais que qualquer banho de mar.
Depois fui pro zoologico sem erro. Na entrada comprei um saquinho de comida pra canguru. Os cangurus sao muito "gente-finas, simpaticos e educados". Mas preguicosos demais, passam grande parte do dia dormindo. Ja os koalas, sao estatuas. Acho que um koala de pelucia tem mais vida que um koala normal. Esses bichos nao acordam por nada, eu berrava pra um acordar e nada. Tem o sono mais pesado que o meu. Bom, maiores detalhes no video.
So pra comentar mais uma coisa: fui de bicicleta ate o ponto de onibus. Deixei a bicicleta la, trancada no cadeado e com o capacete junto. Quando cheguei, estava tudo la, normal. Se fosse no Brasil...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial


Brisbane

 

Numeros