Beto na Austrália

1.11.06

Bom, demorou mas voltei. Depois de uma viagem longa pra cacete, finalmente cheguei.
Meu voo estava marcado para as 17:05hs do dia 19 de outubro. Fiz o check-in la pelas 15:30hs, logo que cheguei ao aeroporto. As 16:10 fui para a sala de embarque, rodei um pouco no Free Shop pra ver as novidades de iPod, perfumes, enfim… As 16:25 fui portao de embarque, quando entao ouco alguem me chamando. Olho e uma menina da Lan Chile pergunta se eu era o Humberto, quando respondo que sim, ela me conta que acabei de perder o voo.
Nao entedi merda nenhuma, falei que o voo era pras 17:05 e tal, mas ela me disse que havia sido mudado o horario. Porra, e nem me avisaram!!! Comecei a discutir com umas 3 functionaries da empresa chilena. Nem na hora do check-in me falaram nada. No meio da discussao o Torrao me ligou, mas nem atendi.
Depois que remarquei voo, liguei pra CI pra falar com a Luanda, ja imagined que a cagada nao havia sido deles. E realmente nao foi, nem a CI estava sabendo da alteracao no horario do voo.Pra encurtar: a Lan acabou pagando um puta hotel pra mim e taxi, e acabei indo pro Chile so no dia seguinte, num voo as 5:30 AM.
No dia, apenas Ro, Jorge, Torrao e Katola estavam sabendo do ocorrido comigo. Nem liguei pra familia pra contar nada, ja que nao curto causar preocupacao.
Nao foi o 1o voo que perdi na vida (o ultimo que perdi foi um de Goiania pra SP, no fim do ano passado), mas dessa vez nao foi culpa minha.

No voo Santiago - Auckland - Sydney, acabei conhecendo outras duas pessoas que perderam voo pelo mesmo motivo: nao foram informados sobre a mudanca de horario.
A coisa boa de tudo isso foi a seguinte (alem do puta hotel): minha bagagem foi despachada normalmente no voo. Nela estavam uns 40 macos de Carlton, o que eu sabia que seria proibido, ja que o limite eh de no maximo 15 macos (e na mochila que estava comigo, outros 6 macos). Eu tinha certeza que teria que joga-los fora na alfandega, mas nao… Quando cheguei em Sydney fui ao guiche da Qantas pegar minhas malas, e estavam la, inteiras e sem mexerem em nada. Se eu soubesse que seria assim, teria trazido bem mais.
Ate Auckland (capital da Nova Zelandia), um ingles de uns 26 anos foi ao meu lado. Estava viajando ha uns 5 meses. Conversamos sobre viagens, lugares e Brasil. Ele tinha sido assaltado no Rio uns 15 dias antes. Ele ficou na NZ, onde passara esses 2 proximos meses. E no Natal vira pra Australia, onde ficara uns 2 meses, e so depois voltara pra Europa.


Chegando em Sydney


Muito bacana tomar um refri no mesmo bar que o Jack conheceu a Kate (em Lost). Logico que tirei fotos.
Nunca tinha visto tanto japones junto na minha vida. Eram centenas de japoneses, koreanos, chineses, etc… Mas vou chama-los apenas de japas. Era japa pra todo lado: banheiro, nas lojas, nas filas…
Meu voo pra Cairns saiu de Sydney pouco mais de 2 horas depois que cheguei em Sydney. Ate Cairns, foram mais 3 horas de voo, onde o unico brasileiro era eu.

Chegando em Cairns


Desci do aviao e senti aquele puta calor, coisa que adoro. Na porta de desembarque, realizei um sonho: alguem me esperando com uma placa com meu nome, Mr LEAL, Humberto. Era a Gaille, a minha homestay. Fui conversar com ela ,e, em seguida pegar minhas 2 malas (leia-se: pegar os cigarros).
Saindo do aeroporto, ja fui vendo as differences com o Brasil (essa porra de computador que traduz algumas palavras, nao sou eu. Nao vou mais mudar, cansei!!!): direcao no lado direito, chao limpo, pessoas respeitando sinal vermelho mesmo sem ter ninguem pra passar, enfim…

O Luis (Jacarei) me contou que nao sei quem (acho que Andre Matos) disse que a Australia eh os EUA sem os americanos. E parece isso mesmo. Ou entao, uma outra descricao que tambem faz sentido: a Australia eh o Brasil que deu certo.

A cidade eh um mix de Campos do Jordao com Buzios. Muito sol, lojas e bares super ajeitados, pessoas por todo canto, mochileiros, todos tirando fotos, bebendo cerveja e japas com iPods ouvindo Ken Hirai e curtindo como se fosse The Smiths ou Krishna Das.
Antes dela parar em casa, me mostrou a International House, a escola onde estou estudando. Eh pertinho da casa dela, uns 10 minutos de bicicleta.

Chegando em casa, ela me mostrou (acabei de desabilitar o corretor automatico) o quarto. Bebi agua e desfiz as malas, colocando minhas roupas e cigarros em seus devidos lugares. Nao tenho armario, mas tenho uma porrada de gavetas e um cabideiro. O quarto tem um ventilador (que esta ligado agora - alias, vive ligado) e um ar-condicionado (nao curto AC). Uma cama de casal gigante com colchao que parece inflavel, mas nao eh, criado-mudo em ambos os lados, uma cesta pra roupas sujas e um cesto de lixo.

Roupa ela lava, fiquei feliz quando soube disso. Mas ontem ela me entregou as roupas "lavadas": as camisas encardidas continuam encardidas, mas estao cheirosas; e nao estao passadas. Mas sem grilo, nem esquento a cabeca com isso.

Fui tomar banho e coloquei bermuda (uma mudanca em minha vida: desde quando cheguei e me troquei, nunca mais coloquei calca). Em seguida algo extremamente revolucionario em minha vida... Detalhes no proximo capitulo...




Mudancas em minha vida

Vivo rodando a cidade de bike. Vale lembrar que eu nao encostava numa bicicleta pelo menos desde os meus 17 anos. E realmente nao esquecemos como andar de bicicleta!!!! Mesmo sem conhecer nada na cidade, resolvi dar uma voltas de bike.
Em menos de 5 minutos meu coracao ja estava saindo pela boca. Parava na primeira sombra e sentava no chao, tentando descansar.
Como de praxe, me perdi muitas vezes nesse 1o dia. A Gaille havia me entregado um mapa aqui dos arredores da casa, mas eu acabei passando do arredores, e fui parar em pontos que nao estavam no mapa. Como quem tem boca vai a Roma, comecei a pedir help pros australianos. E me surpreendi: o pessoal me ajudava com tanto gosto que eu ate ficava sem graca!!! Teve uma senhora que estava lavando o carro em frente de sua casa. Ela nao sabia onde ficava a Wilkinson St., entao ela entrou, pegou um mapa gigante e voltou pra me explicar. Fiz de conta que entendi e agradeci.Em menos de 10 minutos, eu estava perdido novamente: tinha um cara de bike (alias, nunca vi lugar pra ter tanto ciclista - bacana demais, ja que a cidade eh totalmente plana e tem ciclovia em 100% de Cairns) que me socorreu. Abriu a mochila, pegou seu Palm e me mostrou como eu faria pra chegar. Dessa vez consegui voltar pra casa.

Tenho dormido cedo e levantado mais cedo ainda: por enquanto tenho sido o 1o a chegar na escola todo dia.

Eu de bermuda direto e andando de bicicleta... So mesmo a Australia pra fazer algo assim ser possivel.







Gaille


Ela eh gente fina, vive recebendo estudante em sua casa. Alem de mim, tem uma suica morando aqui. Mas quase nao a vejo, ja que vive fora (nesse final de semana por exemplo, foi pra Darwin com o namorado). Encontro com ela mais na escola que em casa.
A Gaille tem fixacao por frogs, aqueles sapinhos minusculos e horriveis. Tem frog em todo canto da casa: ima na geladeira, enfeite na sala, no cesto de lixo do banheiro, na estante, no quadro da sala... Como se isso nao bastasse, ela coleciona os sapos (sim, coleciona! Nao acho que seja criar, ja que esses bichos sao feios pra caralho). Pior que no dia que cheguei, estava trancando a bicileta na garagem, quando entao cometi um assassinato: pisei num frog de merda e esmaguei o filho da puta! Sem ela perceber, rasguei a tampa do maco de cigarro, peguei aquele bicho e joguei no lixo (o lixo aqui fica do lado de fora da casa. O lixeiro vem, pega o que ta dentro e leva embora). Se no final do mes ela fizer um balanco do numero de sapos e notar que deu diferenca entre ativo e passivo, tera um chilique. Mas duvido que ela perceba. Se uns 20 sapinhos sumirem, ela nem sabera. Sao muitos que ela tem aqui no quintal, nao sei qual a graca, mas respeito.

Aprendendo ingles


Ate que cheguei aqui me virando bem com o ingles. Nao passei sufoco algum, embora muitas vezes entenda uma em cada 50 palavras que os aussies falam. Mas de maneira geral eles sao muito prestativos: se percebem que vc nao esta entendendo, falam mais devagar e explicam com calma.
Na escola chega a ser bizarro:
80% dos estudantes sao orientais;
16% sao europeus (destes, 90% sao suicos);
4% sao do lixo do mundo (eu, Glauco e Ricardo, brasileiros. Satish, na minha sala, da India)

Fiz uma prova pra saber como estava meu nivel de ingles. Na prova, apenas eu e um suico, de uns quase 50 anos, nao eramos orientais.

Na minha sala: 13 estudantes. 11 orientais. O professor tambem eh japa (na verdade, koreano).


Primeira "balada"


A primeira cerveja que bebi aqui foi na 4a passada, quando entao fui prum cassino com a Gaille, um amigo dela e com a Gloria (a suica que mora aqui). Os aussies adoram jogos de perguntas e respostas, do tipo "Show do Milhao". Ate nas tampinhas de cerveja vem perguntas e respostas.
As perguntas eram simplesmente bizarras: data de nascimento do Brad Pitt, nome da mae da Angelina Jolie e coisas do tipo. Eu acertei uma: perguntaram qual musica tinha "... and now... It's only you in my life". Endless Love, Lionel Richie. Ninguem la sabia, putz! Esse jogo de perguntas e respostas era por mesa, e nao individual. Ou seja: fizemos juntos.Jantamos por la mesmo: peixe com fritas e salada.
Por aqui dificilmente comem arroz, comi so uma vez, quando a Gaille fez camarao.



Burocacracia zero


Abri conta no SunCorp, um banco que tem em todo canto. Pra abrir a conta precisei apenas do passaporte e em 10 minutos eu sai do banco com o meu cartao de debito ja em maos. Nao tem aquela enrolacao do Brasil, que enviam pelo correio depois de x dias, voce nao precisa apresentar mil documentos, pegar fila, mostrar seu tipo sanguineo e o caralho a quatro.

Depois fui pagar a minha license work, pra poder trabalhar legalmente. Sessenta doletas. Essa demora um pouco pra sair, mas nada exagerado. Na verdade era pra ter saido no mesmo dia, mas o site da imigracao estava com problemas com passaportes brasileiros (essas merdas sempre acontecem na minha vez), mas essa semana eu pegarei. Emprego aqui acha muito facil., e o minimo que pagam (10 doletas/hora) eh suficiente pra pagar sua contas (celular/aluguel/transporte/comida) e ainda sobra um pouco. Pela legislacao aussie, estudante pode trabalhar 4 horas, mas ninguem trabalha so isso, sempre trabalham bem mais.
Nessa epoca a temporada por aqui comeca, e as vagas para trabalho acabam sobrando. Voce pode ate escolher onde trabalhar e o que fazer.

Essas coisas me fazem nao ter saudade nenhuma do Brasil e pensar seriamente em tentar visto de residente assim que der.

Aborigenes


No dia que cheguei a Gaille me falou um pouco deles. Uma coisa que ja sabia, eh que eles sao os traficantes aqui. Quando rola roubo, quase sempre eles sao os responsaveis. E parece que se algum ve voce fumando e vai te pedir, logo juntam uns 15 deles (igual com motoboy em SP) e roubam o que voce tiver. Eles sao como os caras dos morros cariocas. Tem os do bem, mas se rola alguma merda, eh praticamente certos deles serem os responsaveis.




Vinculo com o Brasil


Outro dia estava indo pra aula ouvindo na boa iPod (Nano), quando vi alguem na frente, parado. Fiquei meio apreensivo com aquilo, comparando com o Brasil (seria assalto com certeza), mas mesmo assim, fui em frente. Quando vejo, era um cara que devia ser suico, ouvindo som num iPod (Video). Pra quem nao sabe, o iPod Video eh bem melhor e mais caro que o Nano.Preciso perder esses habitos de brasileiro, principalmente de paulista, que fica com o cu na mao com qualquer coisa.

Outra coisa que nao devemos fazer, eh converter o valor das coisas: se for pra pensar em real, o melhor eh nem sair do Brasil. Uma pint: 6 doletas. Uma garrafinha d'agua: 2,60.
Por outro lado, comprei um puta notebook pagando no maximo 40% do que pagaria no Brasil. Tem japones que compra eletronicos aqui, pois ate no Japao eh mais caro.



Cigarro


Cigarro aqui eh absurdamente caro. Vim ja sabendo disso. O valor eh alto por causa das taxas do governo, que quer que a populacao pare de fumar de qualquer jeito. Nem acho tao errado isso.
Quando vi o 1o maco de cigarro aqui, eu pensei que fosse caixa de remedio: um maco aqui vem com 30, 40 ou 50 cigarros. E o valor nao eh tabelado: em grandes supermercados eh bem mais barato. Um maco com 30, custa em media uns 14 dolares. Valor quase similar ao pacote de Carlton no Brasil (e no Brasil ja eh caro).
Com esse valor e pedalando todo dia, estou diminuindo drasticamente o meu consumo. A Australia faz bem 'a saude!!!!!

Nao devemos fazer...


Jamais devemos comparar a Australia aos EUA. Os aussies odeiam (com razao) os americanos, e abominam toda e qualquer atitude deles. Comparar NY com Sydney ou Broadway com Opera House eh algo apelativo, que deixa os aussies putos.
Outro dia estava vendo o globo terrestre. A Australia eh um pais-continente (NZ eh uma ilha pequena, nao faz fronteira), isolada de todo o resto do planeta. E consegue ser um puta pais, com uma das melhores qualidade de vida do mundo (na verdade, a 2a). Como conseguem? Sera por causa da ausencia de paises vizinhos? Bom, nao sei a resposta. Sei que aproveitarei o maximo possivel disso tudo aqui. Alias, ontem fui jogar futebol na praia (mais uma mudanca em mim) e hoje estou pimentao puro, ardendo muito. Mas pra amanha, ja comprei meu sunscreen, em spray, nao conhecia desse jeito.

Resumindo tudo ate aqui em uma so frase:
A AUSTRALIA EH DO CARALHO!!!

30/10/06


Hoje entrei na net so pra ver o resultado das eleicoes no Brasil.Meu, sem nocao! Alckmin teve menos que no 1o turno! REEEEDIIICULO!!!!!!!!!!!!!!!!

Preciso arrumar uma casa com acesso wireless urgente! Nessa semana verei isso.

Meu nariz comecou a descascar, mas hoje ja sai de casa usando o protetor solar.

O jantar de hoje foi indiano, aqui mesmo, feito pela Gaille. Depois fui assistir Australian Idols e agora vou ler um pouco. Computador sem internet eh foda!!!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial


Brisbane

 

Numeros