Beto na Austrália

6.11.06

03/11/06
O almoco foi pizza da Domino's Pizza, na escola mesmo. Quem bancou foi o Marco, um italiano gente finissima, que morou no Brasil durante 2 anos e fala portugues. Como ele esta indo embora de Cairns na 2a, pagou o almoco pra mim, Ricardo e Glauco.
Hoje na minha aula optativa (Survival English), fui ao mercado com o pessoal da sala e o professor; o objetivo era conhecermos frutas diferentes e tal. Como quase toda aula, achei um puta pe no saco, ate porque pra um brasileiro, quase nada eh diferente devido ao Brasil ser tropical. Fiquei quase o tempo todo conversando com o Cris, o professor (eh frances), sobre cultura e carros (mesmo sem curtir e sem entender sobre isso). Chegando na escola, comemos as frutas que compramos (eu nao comprei nenhuma). Foi curioso reparar no espanto dos asiaticos quando viam um mamao pela 1a vez. Mesma reacao que eu tenho numa loja da Apple... Tudo tao diferente pra mim, tudo novidade. E pra eles, coisa do dia-a-dia.
Depois comecei a conversar com o Martin, o professor das aulas "normais", um "koreano" de 23 anos, mas que eh mais aussie que koreano. Contou a historia da vida dele, meio foda. Foi abandonado pelos pais depois foi adotado por um casal aussie. Gente fina pra caralho o cara! No ano que vem ele pretende ir pra America do Sul, inclusive pro Brasil e principalmente pro Peru.
Uma das coisas mais dificeis que encontrarei por aqui, sera algo que eu ja sabia que aconteceria (por isso nem posso reclamar): despedida!!!
Sempre que voce conhece alguem, em pouco tempo acaba criando laco de amizade e a pessoa vai embora: viajar pela Australia, pelo mundo ou voltar para o seu pais.
Nao tem nem 2 semanas que cheguei e ja vi varios partindo, inclusive hoje sera despedida de um pessoal, e amanha, da Yumiko, uma japa da minha sala. Alias, parece que todo final de semana rola despedida.
Ao mesmo tempo, sempre tem mais gente chegando, mas o final quase sempre sera o mesmo.
E eh foda porque sabemos que sao pessoas que dificilmente encontraremos novamente, ja que cada um vive num canto diferente da Terra.
O mesmo ja aconteceu comigo em Palmas: Sergio, Mick, Flaviano, Marcos, Murilo... Pessoas que sempre estavam comigo, falando merda, falando coisas serias, etc... e depois fui embora. Pelo menos com a Mick e com o xarope do Sergio tenho contato ate hoje, e sera para sempre.
As pessoas, pelo que tenho percebido, acabam criando laco com seus paises, e nao sao capazes de viverem longe de suas raizes; nem o pessoal de paises de 3o mundo, como os brasileiros, mesmo sabendo da situacao de sua terra.
Felizmente tenho aprendido nesses ultimos anos a me desapegar de praticamente tudo.
Depois que sai da escola fui pra casa do Ricardo, e la conheci uma aussie que mora com ele. Fui perguntar se ela conhecia o Brasil, e ela respondeu: "Oh, yeah. I knew Rio, Mogi das Cruzes, Sao Paulo" (ela falou nessa ordem mesmo, Mogi antes de Sao Paulo).
Meu, puta que pariu! Atravesso o oceano pra conhecer uma australiana que morou em Mogi, puta que pariu de novo!




04/11/06
O BBQ (barbecue) de hoje foi normal, sem nada excepcional. Martin foi com a namorada, uma koreana. Conversei bastante com o namorado da Yumiko (japinha da despedida), o cara eh aussie. Conversamos sobre musica e falei pra ele de bandas australianas, inclusive sobre Spy Vs Spy, que ele jurava que ninguem fora da Australia conhecesse. Ficou perplexo quando falei de varias bandas e coloquei o som pra rolar no meu celular. Eh incrivel como todo aussie quer conhecer o Brasil, principalmente depois que eu falo o preco de cerveja e cigarro.
O foda eh que muitos deles tem a imagem do Brasil apenas atraves do filme "Cidade de Deus", que mostra so o lixo dos morros cariocas, alem de pensarem que a capital do Brasil eh Sao Paulo. Falei pra ele procurar no Google Images umas fotos do Rio, pra tirar essa falsa impressao e ver que a cidade eh simplesmente demais!!!!
Outra coisa que conhecem bem do Brasil: futebol. Mas falam sempre do Kaka, e vez ou outra, de Ronaldinho. As japas sao apaixonadas pelo Kaka. Segundo elas, ele eh "vere rendisome". E falam sempre de Zico tambem, claro.
Algo dificil pro pessoal acreditar por aqui, eh que sou do Brasil. Olhos claros e pele branca pra caralho. Ja tive que mostrar o passaporte pra um professor (o Cris), que nao acreditou que eu fosse sul-americano. Pra eles, pra ser brasileiro tem que ser preto. Meio ignorancia, mas relevo pela distancia entre os 2 paises (como se isso justificasse alguma coisa).
Pensamos tambem que australiano sempre eh loiro estilo surfista, e nem eh verdade. Assim como no Brasil muitos (talvez a maioria) pensam que a capital daqui seja Sydney.
Alguns europeus dizem que minha aparencia eh mais de europeu que muitas pessoas de seus paises.
Algo que nao sabia: os suicos sao metidos pra caralho. Nao posso generalizar, pois tirei essa conclusao atraves de uma suica que faz uma materia comigo. Na aula tinhamos que falar das diferencas de nossos paises em relacao 'a Australia.
A suica so falava que tudo na terra dela eh melhor: McDonalds, baladas, chocolate, cerveja, clima, etc. Porra, go out!
Depois fui comentar isso com outras pessoas, que me disseram que todo suico eh assim. Pelo menos a Gloria, que mora aqui na casa da Gaille, nao eh desse tipo. Eh super simples e simpatica.
Hoje no churras (churras????) dei aula de como falar "Humberto". Experiencia muito louca! Os japas nao conseguem falar "Xuxa", "arroba" e outras varias palavras. Xuxa vira "susa", isso quando eles nao travam a lingua e ficam mudos. Arroba fica algo que nao sei nem escrever aqui.
Comentei no BBQ que quando voltar ao Brasil, vao perguntar se estou fluente no ingles. E minha resposta provavelmente sera: "No ingles nao, mas estou dominando japones e koreano". Meu, nao aguento mais ouvir japones! Por causa disso vou ter que sair daqui no comeco do ano. Brisbane e Sydney tem brasileiro em todo canto, e tenho evitado isso tambem. Ainda nao sei para onde irei, so sei que sera algum lugar longe desses japas.
Pensava em Perth, mas hoje me falaram que tem brasileiro pra cacete tambem. O ideal seria uma cidade com europeus de varios paises. O sotaque dos caras eh bacana, e nao eh tosco igual ao dos japas.
Se fosse pra ter contato direto com japa, iria pra Toquio ou ficaria em Mogi.
Quero pensar e sonhar em ingles. Se conseguir isso ate janeiro, irei pra Brisbane no maximo ate fevereiro. Depois, Sydney. Mas se ate la eu ainda nao estiver sonhando em ingles, vou pra alguma cidade que nem seja tao conhecida.
Ah, esses dias comecei a conversar com o Satish, o indiano. O cara mora aqui faz 3 anos e fala um puta ingles tosco. Obviamente fui conversar sobre hinduismo, mas o cara nao sabia porra nenhuma. So sabia o que era o Om e nada mais. Nem historias de Shiva, Hanuman e Ganesha ele sabia. Mas pensando bem, isso ate que eh normal, ja que eu tambem nao sei nada sobre catolicismo (nem rezar o Pai Nosso).
Ele trabalha como cozinheiro num restaurante indiano, e faz 3 anos que nao ve a familia, que esta toda em Nova Delhi. Ele tem 33 anos mas eh meio molecao, meio manezao.





Roupas
Aqui em Cairns tem loja oficial da Billabong, da Quiksilver, Rip Curl, etc. Muito bacanas e roupas absurdamente caras. Perto delas tem loja Louis Vuitton, Gucci e outras do genero. Mas no shopping principal da cidade, rolam umas promocoes relampagos, do tipo, 2 bermudas por 10 doletas, camisas estilo havaianas por 9... Sao promocoes de um dia so, mas vira e mexe acontecem. Agora, epoca de mudanca de estacao, parece que liquidam legal muita coisa.
Pra comprar roupas eh bacana tambem a Target, uma loja que tem em todo o pais e eh como se fosse uma Lojas Americanas, mas com produtos de qualidade. Ou entao, em supermercados grandes.
Na proxima promocao pegarei umas camisas floridas bem bacanas.





Cerveja
Se quisermos comprar qualquer cerveja, nao encontraremos nos supermercados. Existem as "bottle shops" pra isso. Sao tipo drive-thru, voce entra com o carro (a pe, moto ou bicicleta tambem) num corredor e pega ali a bebida. Assim como acontece com roupas, com cerveja tambem rolam umas ofertas bacanas. Tem que ficar esperto no dia das promocoes, pra isso, todo dia eh bom passar numas e conferir. Mas estou tranquilo com bebida.


Sacaneando
Nessa semana rolou um trabalho na aula: cada um respondia uma pergunta e no final tudo era juntado, formando uma historia. As japinhas respondiam que um cara lindo encontrava uma linda garota e se apaixonaram 'a primeira vista, bla bla bla. Eu fiquei com a pergunta "sobre o que eles conversaram", respondi que eles conversavam sobre sexo. Foi muito louco no final, quando a historia ficou pronta. As japinhas todas certinhas liam com uma puta emocao, imaginando cenas de filme do tipo "Cidade dos Anjos", ate que chegam na parte sobre o assunto da conversa. Elas ficaram com vergonha e colocavam a mao na boca (igual avestruz se escondendo), coisa que eu pensava que fosse lenda de gueixa. Mas elas agem assim mesmo!!!!
Meu professor, o Martin, curtiu o que eu coloquei na historia, e ate pregou a porra da historia na parede da sala.



Japas figuras
Tem japa de todo tipo: japa viadinho, japa viadaco, japa maluco, japa comedor, japa cabaco, japa noia, enfim. Nao sabia que japa fumava tanto, eles fumam pra caralho. Todos tem uma puta maquina digital no bolso ou bolsa, celular da NEC, dicionario eletronico e quase todos fumam. As japas de maneira geral sao certinhas demais, chega ate a irritar. Mas tem 2 japinhas que sao completamente piradas. Bebem como nunca vi nem homem nenhum bebendo, botam o terror total.
Na minha sala tem o Ju, um japa que sempre converso e a gente sai junto vez ou outra. O nego tem a moral de colocar oculos escuros na aula e dormir sentado. E chega ate a roncar, eh ridiculo. Mas eh gente finissima. Esse japa eh koreano e dentista em Seoul. Aqui ele esta limpando prato, e ficara na Australia pelo menos ate 2008; chegou 2 meses antes de mim.
Normalmente os japas sempre almocam na escola, comem macarrao do tipo miojo mesmo. E formam as panelinhas ja conhecidas. Mas faco parte de varias dessas panelinhas. Um koreano me chamou pra morar com ele e um outro koreano, nessa semana vou dar uma passada na casa deles pra ver qual sera o esquema. Foda que koreano eh porco demais, verei qual sera minha impressao sobre essa sharehouse.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial


Brisbane

 

Numeros